terça-feira, 21 de maio de 2013

SOLENIDADE DE ENTREGA DO BOLETIM OFICIAL DA ALANE DURANTE ESSES NOVE ANOS DE ATIVDADES.


DR. RICARDO BEZERRA - PRESIDENTE 


BOLETIM 

 O Presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste – Núcleo da Paraíba (ALANE) tem a honra de apresentar o Boletim Informativo da Sessão de Homenagem ao 9º ANIVERSÁRIO DA ALANE/PB - que ocorreu no dia 09 de Maio de 2013, às 17:00 horas, na sede da Instituição na Praça Dom Adauto, nº 13 (Centro Cultural Joacil de Brito Pereira), Centro, João Pessoa, Paraíba. 

 Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra 
Presidente da ALANE

***********************************

 Historiador Adauto Ramos representando o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano; Dr. José Eymard, Presidente da Academia Paraibana de Mediciana; Escritor Melchiades Montenegro Filho, Presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste - Pernambuco; Escritor Ricardo Bezerra, Presidente da ALANE/PB; Escritora Sônia Freyre, Presidente da Fundação Gilberto Freyre; Escritor Damião Ramos Cavalcanti, Presidente da Academia Paraibana de Letras; e, Jornalista Alarico Correia Neto, representando o Jornal A UNIÃO.


*************************************************


EVA MARIA DE PONTES LIMA TAVARES DE FARIAS
EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL com Oboé



***********************************************

A Novel Acadêmica Marinalva Freire da Silva sendo conduzida pelos Acadêmicos Marco Di Aurélio, Jairo Rangel Targiino e Guilherme da Silveira S’Avila Lins.
Jornalista Alarico Correia Neto recebendo do Vereador Lucas de Brito Pereira o Diploma de Mérito Cultural pelos 120 anos do Jornal A UNIÃO.

*****************************************

Lançamento do Edital de Vacância da Cadeira nº 13.
Escritor Damião Ramos Cavalcanti, Presidente da Academia Paraibana de Letras, entregando Diploma de Mérito Cultural ao Escritor Melchiades Montenegro Filho.
Acadêmica Neide de Medeiros Santos prestando homenagem aos ex-presidentes Joacil de Brito Pereira, Joaquim Osterne Carneiro e Maria do Socorro Silva Aragão.

*********************************

GALERIA dos EX-PRESIDENTES

***********************************************

Acadêmicos Guilherme da Silveira D’Avila Lins, Ricardo Bezerra, Marinalva Freire da Silva, Homenageado Melchiades Montenegro, Jairo Rangel Targiino, Natércia Suassuna, Viomar Sá Leitão, Neide Medeiros Santos, Ana Izabel de Souza Leão Andrade e Marco Di Aurélio.

PALESTRANTE e HOMENAGEADO

MELCHIADES MONTENEGRO FILHO
Pernambucano, Geógrafo. Artigos, contos, poemas e livros publicados desde o ano de 1973. Atual presidente, (biênio 2012/2013) da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro – ALANE, acadêmico da Academia de Artes e Letras de Pernambuco – AALP, da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda – AALCO e da Academia de Triunfense de Letras e Artes - ATLA.Vice-Presidente da União Brasileira de Escritores – UBE (biênio 2013/2014); Secretário Geral da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE. Associado da UBE. Secretário da Ordem do Mérito Literário JORGE DE ALBUQUERQUE COELHO e Coordenador do Seminário de Historiologia Pernambucana da UBE. Conselheiro da FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE. “Responsável pela coluna “Fatos Esquecidos da Nossa História” e Vultos Esquecidos da Nossa História” do Jornal Ponto de Encontro, responsável pela coluna “Pernambuco Histórico”do Jornal da Editora Novo Horizonte, além de inúmeros artigos publicados nos jornais do Recife - PE. Artista Plástico com exposições de pintura realizadas em todo o Brasil e ilustrador de inúmeros livros de caráter literário e científico.
PEDRO E EPITÁCIO
Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nasceu no dia 2 de dezembro de 1825 na cidade do Rio de Janeiro.
Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa nasceu na cidade de Umbuzeiro, Província da Paraíba do Norte , em 23 de maio de 1865.
Quarenta anos separam as idades destes dois brasileiros. Pedro era o filho mais novo do Imperador Dom Pedro I do Brasil e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria. Perdeu sua mãe com apenas um ano de idade. A abrupta abdicação do seu pai tornou Pedro, de Príncipe Imperial a Imperador do Brasil, com a idade de apenas cinco anos, quatro meses e cinco dias, resultando em uma infância e adolescência tristes e solitárias. Aos nove anos, ficou órfão, também, do pai.
Epitácio era filho do Tenente-Coronel José da Silva Pessoa e D. Henriqueta


NOTA: COMO O BOLETIM É MUITO EXTENSO, RESTRINGÍ-ME A ESSE PEQUENO REGISTRO.
DE OUTRA FEITA MELHOR ENUMERAR AS FOTOS
E FAZER AS LEGENDAS, ISSO PORQUE, AS FOTOS POSTADAS NÃO FICAM LEGAIS PARA REPOSTAGEM.

ABS.
L.HELENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário