quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CARTAS DE COTOVELO - 2013.12 - CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES - ESCRITOR E VERANISTA.


ANTOINE DE SAINT-EXUPERY

O PEQUENO PRÍNCIPE
 EXUPERY

Vejam só, despertado pela polêmica sobre a passagem ou não de Exupery por Natal, dei-me ao trabalho de fazer uma releitura de alguns dos seus livros, como relatei em Carta anterior. Fui além e li outras obras pela primeira vez, como: “Um sentido para a vida” e “Cartas ao Pequeno Príncipe”, além de um ensaio da irmã Rosa Maria: “E o céu sem limite”, Ed. Duas Cidades, São Paulo, 1959. Num resumo da minha tarefa, retornei ao referencial maior desse piloto-escritor: “O Pequeno Príncipe” e então constatei o inusitado - buscava uma coisa e acabei encontrando outra, bem mais atrativa, porque invadindo as cercanias do espírito. Então resolvi selecionar algumas frases e pensamentos resultantes das minhas leituras dos seus escritos e dos de outras pessoas, que podem representar um norte, uma régua ou um compasso para os caminhos a palmilhar. 

 DE SOLIDÃO
 É uma escola para as almas magnânimas, os eternos peregrinos em marcha para a fonte da vida. (Ex) Para as almas fortes, a solidão se torna o prelúdio da ação fecunda. (irmã RM); Ai, a solidão vai acabar comigo! (Dolores Duran) 
 O HOMEM

 Os homens são mesmo assim: as provações servem para lhes consolidar lentamente as virtudes. Temem-se os fantasmas, não se temem os homens. 
 DE VERDADE A verdade é aquilo que simplifica o mundo e não aquilo que cria o caos. A verdade, para o homem, é aquilo que faz dele um homem. 

 DE NOSTALGIA 
A nostalgia é o desejo não se sabe de que. 

 SOBRE A VIDA
 Urge conquistar um sentido para a vida dos homens - a paz ou a guerra. Para salvar a paz basta tomar consciência desse silêncio; Na paz a vida é um círculo fechado. Viver é nascer lentamente. A vida sempre destrói as fórmulas feitas.

 DE AMOR 
Quando um acaso faz despertar em nós o amor, tudo no homem se ordenará de acordo com esse amor, e o amor traz-lhe o sentimento da extensão. 

 DAR E RECEBER
 É preciso dar antes de receber, e construir antes de habitar. 

DE DERROTA
 A derrota pode vir a revelar-se como o único caminho para a ressurreição, não obstante os seus diminutos atrativos.

 A NOITE
 À noite, a razão dorme e as coisas são o que são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário