quinta-feira, 1 de março de 2012

COMANDANTE FERRAZ - A TRAGÉDIA ANUNCIADA. POR SILVIO CALDAS.

SILVIO CALDAS

Comandante Ferraz - a tragédia anunciada

Autor: Sílvio Caldas (jsc-2@uol.com.br)

O relatório internacional denunciando as deficiências das instalações da nossa base militar e científica da Antártica, data de 2005.

Em compensação, agora em 2012 o orçamento destinado àquela instituição é o menor dos últimos sete anos.

Finalmente, as gambiarras terminaram gerando o incêndio que vitimou dois militares que ali serviam e que estavam prestes a ir para a reserva remunerada.

Até entendo o pronunciamento oficial da Marinha, relatando o zelo administrativo dispensado à Base. Mas a leitura desse zelo deve ser interpretada sob muita reserva, ou seja, a Marinha zelava no que podia as gambiarras e de acordo com as parcas verbas destinadas àquele órgão. E ponto.

O atual Ministro da Ciência e Tecnologia (não gostei dele, pois dá a impressão que fala sorrindo diante de tão humilhante desmando) afirma que não faltarão recursos para recuperar a Comandante Ferraz.

Em vez do tradicional "me engana que eu gosto", prefiro dizer que acredito nas palavras dele, até porque pagamos o maior vexame diante das outras bases internacionais que ali atuam.

Porém... quem irá responder pela tragédia que vitimou o sargento e o sub-oficial? É verdade que as famílias deles serão "agraciadas", com a promoção póstuma para o cargo de segundo tenente. Comparando com as indenizações de alguns dos nossos "guerrilheiros de escritório", que foram agraciados com imensas indenizações e promoções por seus duvidosos atos de bravura, é de se perguntar: é justo?

Que país de tão tristes contrastes Deus nos deu! No mesmo mês que nos deslumbramos com a organização, o luxo e a competência das nossas escolas de samba defrontamo-nos com a penúria da Estação de Pesquisas Comandante Ferraz.

Tenho admirado aqui e acolá nossa Presidenta, mas lamentei não ouvir da parte dela qualquer pronunciamento a respeito do triste acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário